CAFÉ DO MÊS

































 
Abril 2024 
Café Amabilíssimo                 

Sitio Forquilhas Reunidas, Andradas, MG – 1000m de altitude

Produtores: Bráulio Stivanin Jr e Adriana Trevisan C. Stivanin. 


Histórico

O nome AMABILÍSSIMO é uma homenagem à Amabili Busatto, matriarca de uma família italiana que dedicou a sua vida à agricultura ao lado do marido, numa fazenda adquirida em 1912, no bairro dos Felisberto, em Andradas. "AMABILIS" de origem latina, significa extremamente amável ou agradável. Atualmente, parte desta propriedade está sob o comando do seu bisneto, Bráulio e esposa, Adriana, que realizaram o sonho em ter uma marca de café especial. Nascia, então, o café Amabilíssimo, com uma relação estreita entre significado, identidade e sensação que os produtores gostariam de provocar nas pessoas que degustassem seu café. 

Orientados pelos princípios da sustentabilidade, a propriedade é certificada pelo CERTIFICA MINAS, além de serem associados à BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais) e à REGIÃO VULCÂNICA. O trabalho realizado no pós-colheita utiliza terreiros suspensos para separação dos grãos verdes e secagem lenta, faz parte dos esforços dos produtores em melhorar a qualidade do grão e ir além na busca de um café AMABILÍSSIMO.



Perfil desta Edição Especial laudado pela BSCA

Variedade: Arara 
Processo: natural
Pontuação SCA: 86,25 pontos
Sensorial: Mel, Floral, Mascavo, Caramelo, Cacau e Frutado




Março 2024
Café Olicar
Sítio Fazenda Fazendinha – Cabo Verde – MG – Altitude: 1100m
Produtor: Marco Antônio de Oliveira Carvalho





Histórico


“Nasci na propriedade Sítio Fazenda Fazendinha, no bairro Morro das Bicas, em Cabo Verde, adquirida pelo meu avô Avelino Marques de Carvalho que, mais tarde, foi herdada por meu pai David Marques de Carvalho. Portanto, sou a 3a geração da família Carvalho na produção de café. Cresci na lavoura de café, estudei e fui trabalhar fora por algum tempo, mas retornei às minhas origens para ajudar meu pai.

Envolvido em organizações comunitárias, junto com outros produtores, fundamos, em 2014, a Assprocafé - Associação dos Produtores de Cafés Especiais de Cabo Verde, MG – a fim de dar viabilidade ao café especial que produzimos na região, e assim, proporcionar a melhoria de vida através da cafeicultura. Adotamos a consciência de não usar herbicidas na lavoura e o controle de ervas daninhas é feito por meio de roçadas, e assim seguimos há 15 anos.

O nome OLICAR, faz referência aos sobrenomes das famílias de minha mãe, Oliveira, e de meu pai, Carvalho. ”

Perfil desta Edição: um blend de duas variedades Arábicas

Variedade: Bourbon/ Mundo Novo
Processo: natural
Pontuação SCA:84,25 pontos
Sensorial: Chocolate, caramelo salgado, avelã, nozes, manteiga fresca





Fevereiro 2024
Café Maria Cecilia 
Sítio Brumado – Muzambinho – MG – Altitude: 1100m
Produtor: Fábio David Bocoli

                                     

Histórico: 

Fábio Bocoli faz parte da quarta geração de produtores de cafés especiais da família Bocoli, de 
Muzambinho, e já prepara a nova geração contando com o apoio do filho Fabrício e, em especial, da nora Paula. Fabrício, engenheiro mecânico, atua na manutenção e criação de equipamentos para a melhoria dos processos e qualidades do café. A história de Paula Santini, a nora, com o café, teve
início em 2013, quando ingressou no mestrado em Fisiologia Vegetal na Universidade Federal de
Lavras, quando fez mapeamento dos parâmetros ecofisiológicos do cafeeiro e, depois, no doutorado investigando melhorias na produtividade. Em 2016 iniciou treinamentos com classificação e degustação de cafés, formando-se Q Grader certificada pela SCA. Na propriedade da família, Paula é responsável pelo rastreio dos talhões de café, separando os lotes com potencial especial, realizando a classificação física e sensorial dos lotes. Um trabalho que garante grãos selecionados, livres de defeitos.
A marca Maria Cecilia é uma referência à neta de Fábio Bocoli, a pequena Maria Cecilia, filha de Paula e Fabrício, que nasceu cercada pela atmosfera do café e o compromisso dessa família de agricultores com a saúde e bem-estar de seus clientes.

Perfil desta Edição:
Variedade: Catuaí
Processo: natural
Pontuação SCA: 85,5 pontos
Sensorial: açúcar mascavo, baunilha, caramelo, melaço





Janeiro 2024
Café Dom Aurélio
Fazenda Bela Vista – Muzambinho - MG 
Produtor: Renata Maria Martins Armelin



Histórico: 
Renata é a 4ª geração da família Martins no trato com o café. Deixou a fazenda para estudar na capital paulista, formando-se em farmácia e biologia. Entretanto, com a morte do pai, há 19 anos, voltou para o campo e assumiu a administração da fazenda. Seu conhecimento sobre o trato com o café era nulo, um desafio que a fez voltar aos estudos e aprender com certa rapidez em função da necessidade e a vontade de acertar.
Quando seu café pontuou como café especial numa avaliação sensorial, resolveu investir em cursos e empacotar o próprio café. Surge, então, o Café Dom Aurélio, nome dado em homenagem ao único irmão também falecido. Um café produzido com muito zelo desde o preparo da terra, seleção das mudas para o plantio, colheita dos grãos no ponto ideal de maturação, secagem em terreiro de concreto ou de asfalto e beneficiamento. Os grãos são rigorosamente selecionados, torrados e empacotados, oferecendo o melhor em qualidade, aroma e sabor.

Perfil desta Edição:

Variedade: Catuaí Vermelho -
Processo: Natural
Pontuação SCA: 85,25 pontos
Sensorial: Cacau, melão, avelã, pera e manteiga fresca.