Pular para o conteúdo principal

CAFÉ DO MÊS


Maio 2021

Café Ondas da Serra
Sítio Ondas da Serra
Ouro Fino, MG
1420 m de altitude

Histórico 

A história do café no Sitio Ondas da Serra, iniciou-se há mais de 13 anos com as variedades Catuaí vermelho e amarelo, que se adaptaram muito bem ao clima de altitude do local, resultando café de excelente qualidade. As características do local fizeram com que família de Arthur Mariconi se apaixonasse pela propriedade, dando o nome de Sítio Ondas da Serra, com o foco em cafés especiais e sustentáveis. A história no local pode ser curta, mas o que não falta é amor e responsabilidade de uma família que está há mais de 110 anos no setor cafeeiro.

O café é um alimento cuja produção – cultivo, colheita e processamento- é feita com muito zelo e responsabilidade. Os cafés são produzidos a 1420m de altitude sem o uso de agrotóxicos e com um padrão rigoroso no processo de colheita e pós-colheita. Esses cuidados têm resultado em cafés de sabores surpreendentes. Cada talhão produz um micro lote com notas sensoriais únicas.

O café que você está recebendo, recebeu torra média clara, que possibilita um perfil sensorial com corpo, doçura e acidez equilibrados. Oferecemos um café acessível, com zero defeitos (significando saúde) e torra fresca!!

O café foi acompanhado de queijadinhas paraexercício de harmonização  


Características deste lote

100% arábica

Variedade:

Catuaí Vermelho

 

Torra

Média Clara

 

Acidez cítrica

Pontuação SCAA

84

Notas:

Baunilha e frutas vermelhas



Abril 2021
Red Cherry 1a. Edição
Talhão 77 
Campestre, MG
Fazenda Estancia Fonte Alta
Altitude: 1150m 


Histórico

Talhão77 é uma parceria entre um grupo de amantes de cafés especiais com pequenos e médios produtores de café, para divulgar e comercializar cafés de uma região única, a preços justos para todos os envolvidos no processo.

Nossos grãos têm suas origens nas altas montanhas do Sul de Minas, uma das melhores regiões do mundo para o cultivo, com altitudes que variam de 1.100 a 1.400 metros, grandes variações térmicas entre dias e noites e notável diversidade de climas e microclimas da região. Todas essas condições contribuem para que a alta doçura e a acidez equilibrada sejam marcas registradas dos nossos cafés.

Periodicamente visitamos pequenos e médios produtores em diferentes partes do Sul de Minas para aprender um pouco sobre os métodos de cultivo e como isso reflete no produto final. Durante essas visitas provamos amostras de diferentes grãos, conhecemos os trabalhadores e criamos laços de respeito mútuo. Priorizamos propriedades certificadas, que possuem selo de sustentabilidade, e que são capazes de garantir as boas práticas ambientais e sociais.

O café passou por colheita seletiva e secagem em terreiro suspenso.


Um café elegante acompanhado de dois porta xicaras em croche


Características deste microlote

100% arábica

 

Variedade: Mundo Novo

Aroma: frutas vermelhas e chocolate

 

Notas: passas e ameixas secas.


Março 2021

Café Ouro de Minas
Sítio Piratininga
Botelhos, MG
950 m de altitude


Histórico 

Ronoaldo Rovilson de Souza produziu, numa área de apenas três hectares, um café da variedade Arara, classificado em 2º lugar na premiação de um concurso regional do Sul de Minas da cidade de Botelhos. A variedade recebe esse nome em função da exuberante coloração amarela dos grãos quando maduros.

Uma das qualidades desta variedade de café Arabica, é a rusticidade a doenças, de modo que, praticamente não se usa aplicação de agrotóxicos, tornando o café ainda mais especial. Na pós colheita, o produtor usou a técnicas de secagem em formato de vulcão, e teve criteriosos cuidados extras com seus grãos de colheita seletiva, chegando a um resultado surpreendente. Na xícara, demostra uma bebida encorpada com sabor frutado intenso, acidez brilhante e aroma com notas de caramelo e uma finalização bem suculenta.

A Speciale Café seleciona pequenos produtores da região do sul de minas, para compra e beneficiamento. A preocupação da empresa, além da qualidade do café – sempre cafés especiais – é a produção em si, isto é a conscientização do agricultor tanto ambiental como no manejo da lavoura. A parceria com os produtores, garante que a cada safra, maior será a qualidade no produto final e em todo processo de produção do café.


                     Linda embalagem dourada do café que foi acompanhado com bolo de laranja

Características deste nanolote

100% arábica

Variedade: ARARA

Torra

Média

Pontuação SCAA

85,5

Notas:

Caramelo e frutas tropicais




Fevereiro 2021
Caipirão - Pico do Canário
Três Corações, MG
1000 de altitude

Histórico

A Fazenda Lobo é uma das mais tradicionais no que se refere à produção de cafés especiais. Localizada no Sul de Minas, maior região produtora do país, a fazenda fica ao lado da montanha mágica de São Tomé das Letras, a uma altitude média de 980 metros. O nome, como já era de se esperar, se dá pelas recorrentes aparições de lobos na fazenda, em especial, o Lobo-Guará, que infelizmente encontra-se em extinção na natureza.

A administração da fazenda é feita pelo casal Andréa e Marcos, que nasceram nesse meio e são apaixonados pelo que fazem. Hoje, contam com a ajuda dos filhos: Claudio, engenheiro ambiental e Guilherme, formado em administração. A família, além de ser muito comprometida com as questões sociais, tem adotado as melhores práticas de manejo e sustentabilidade, o que refletiu na conquista de importantes certificações como UTZ, Rainforest Alliance e Certifica Minas. Focada na produção de grãos de alta qualidade, a fazenda é sempre destaque em concursos no ramo de cafés especiais , garantindo ao consumidor um produto de qualidade na xícara.

Numa embalagem coque remete ao Carnaval,
o café foi acompanhado de dois copos tipo americano decorados 

Características deste micro lote

100% arábica

Variedade:

Catuaí Vermelho

 

Pontuação SCA

86

 

 

Perfil Sensorial: Café encorpado, acidez equilibrada, notas de frutas vermelhas fermentado, amarula, levemente alcoólico e alta doçura.


Torra média

Bebida mole



Janeiro 2021
Caipirão - Pico do Canário
Campestre, MG
1180 de altitude

Histórico

Há 7 anos o advogado Antônio Benedito de Carvalho Ramos, amante da roça e da vida no campo, resolveu comprar um pedaço de terra e aos poucos começou a plantar café. Sem muita experiência, contou com a orientação de especialistas e aos poucos ampliou significativamente sua produção. Em setembro de 2018, sua filha Luciana, Engenheira de Produção, e o genro Anderson assumem a administração do o sitio bem como a produção do café dedicando-se exclusivamente a produção de café especial. Com apenas um mês de trabalho, o jovem casal resolve participar do Coffee Of the Year 2018 – Semana Internacional do Café em Belo Horizonte, MG, e para sua surpresa, seu café e recebe a classificação entre as 25 melhores do concurso, com pontuação de 86,75 pontos (na escala SCAA).

O café deste mês é o Pico do Canário, nome dado ao talhão de Catuaí vermelho, em função de estar localizado na parte mais alta da propriedade e lá viverem um bando de canários.

 

Brinde do mês: um bloco para as melhores anotações 

Características deste microlote

100% arábica

Variedade:

Catuaí Vermelho

 

Pontuação SCA

85

Perfil Sensorial:

Frutas amarelas, doce de leite e melaço de cana 

Torra média

Bebida mole




Dezembro 2020
Garbbo Coffee
Sitio Roseira 
Campestre, MG 
1110m de altitude 



Esse café delicioso foi acompanhado de um mini chocotone de fermentação natural
 da Casa di San Caruso



Histórico

Manoel Joaquim Garcia Rosa, descendente de portugueses e espanhóis, que era major na cidade de Silvianópolis-MG e que mudou para Campestre-MG casando-se com Mariana Eliza da Conceição Muniz. Morando na antiga Fazenda Roseira Esmeril, começaram o plantio e a produção de café. Atualmente o café está nas mãos da quinta geração do major. Bianca Muniz Corrêa e Lucas Vinícius Muniz Corrêa, seguem juntos na produção de cafés especiais. 
Atuam em conjunto através da @garbbocoffee que representa, respectivamente, cinco sítios: Roseira, Serrinha, Bons Ares, Palmeiral e Coqueiros e uma microtorrefação. Produzem as variedades Catuaí Vermelho, Amarelo, Catucaí Amarelo e Mundo Novo que estão em altitudes entre 1.000m e 1.150m. Os cafés são colhidos 100% manual e processados de forma natural. “Tudo que esperamos de um café é que ele seja, não somente de qualidade, mas sim apurado, primoroso e, mais do que nunca, impecável! Daí, então, surgiu o nome Garbbo. 

Características deste lote - 2020

100% arábica

Variedade: Catuaí Amarelo

 Pontuação SCA

85,0


Perfil Sensorial:

Aroma suave de laranja, sabor agradável com acidez típica da lima presente.



Novembro 2020

Café Irmãs Pereira
Carmo de Minas, MG
1100 a 1300 m de altitude


 O brinde surpresa é um pacote de mini coador para preparar seu café direto na xícara
                   
  

Histórico
Antônio Andrade Pereira Filho e Maria da Conceição Costa Pereira decidiram investir na cafeicultura em Carmo de Minas no inicio dos anos 70, quando adquiriram 90 acres de terra e plantaram as primeiras mudas. Enquanto as arvores cresciam, nasceram as duas filhas do casal: Maria Valéria e Maria Rogéria, que, logo cedo, ajudaram o pai a administrar a fazenda. Com a morte do pai, as irmãs assumiram os negócios. Tornando a união entre ambas ainda mais forte: mudaram o nome da fazenda para Irmãs Pereira, aplicaram novas metodologias para a gestão de negócios, investiram na produção de cafés especiais e em novas formas de processamento do café. Desde então, a Fazenda Irmãs Pereira, nas montanhas de Carmo de Minas, Sul de Minas Gerais, tem produzido um café de alta qualidade e sabor impecável. 
"Nosso maior orgulho é a união como irmãs e nosso principal desafio é manter nosso espírito pioneiro atualizado. É isso que faz com que nosso café se destaque no mercado. Isso é o que faz a diferença. Se ficarmos no limite das inovações, estaremos sempre um passo à frente e em uma posição forte. 

Características deste café

100% arábica

Variedade: Bourbom Amarelo


 

Pontuação SCA
86


Perfil Sensorial:
Caramelo e chocolate

Torra média

Processo natural

 

Outubro 2020
Natela 88,25 pontos 

Sitio Barro Vermelho
Boa Esperança, MG
887 m de altitude

O kit do mês vem com um sousplat para café da Frica Artesã

Histórico

Sr. Belini e D. Sandra são pioneiros na produção de cafés especiais em Boa Esperança, Sul de Minas Gerais, região de bons cafés. A ideia de investir na produção de especiais veio de Gilmar Cabral, da Cabral Specialty – que presta serviço na área de qualidade do café e incentivada pelo filho de D. Sandra.
Entusiasmada com a proposta, D. Sandra fez a colheita desse café de forma seletiva e não deixou a oportunidade passar. A Cabral Specialty foi responsável pela pós-colheita desse nanolote que passou por fermentação controlada por 96 horas, resultando num café maravilhoso. Comercializado pela Natela, parte desse nanolote é do Batom na Xícara que leva para suas assinantes um super café de mais alta pontuação SCA.

Características deste nanolote

100% arábica

Variedade: Mundo Novo

 

Pontuação SCA

88,25

Perfil Sensorial:

Frutado, notas de frutas silvestres, frutas maduras e cereja

Torra média

Bebida mole

 



Setembro 2020
Chemicall Speciality Coffees  

Sitio São Marcos
Poços de Caldas, MG 
1400 m de altitude

 


Histórico



Darcy Antônio do Carmo é o proprietário do Sitio São Marcos no município de Poços de Caldas, Sul de Minas. Há 30 anos quando adquiriu a propriedade, havia alguns poucos pés de café. Ele e sua família, foram os responsáveis pelo plantio de mais de 70% do café que existe hoje.
Nestes últimos 3 anos resolveu dedicar-se a produção de cafés especiais. Separou alguns talhões que receberam tratamento especial na colheita seletiva dos grãos e nos cuidados com a pós colheita.
Uniu-se a Chemicall Speciality Coffees, que com a expertise dos classificadores e degustadores de cafés Marco Sousa e Leandro Trindade, tem obtido cafés de altíssima qualidade.

Características deste microlote

100% arábica

Variedade: Mundo Novo Vermelho

Notas: mel, caramelo, chocolate e frutas secas

 

 

Pontuação SCA

86

Notas aromáticas de toffee (doce de leite)

Torra média

Bebida mole

 


Agosto 2020
Goulart

Produtor Ivan Santana
Cabo Verde, MG
1150 m de altitude



Histórico

Aos 11 anos de idade, Ivan já trabalhava com a mãe nas lavouras de café da Fazenda Jangada, uma tradicional fazenda de Cabo Verde. Sua mãe exigiu que ele deixasse a lavoura para estudar. Cursou escola técnica em Muzambinho e depois de formado, trabalhou em grandes empresas de café, sua segunda escola de formação. Anos depois, de volta a Cabo Verde, foi trabalhar no setor de melhoramento de qualidade dos cafés especiais, sua terceira escola, tendo Guy de Carvalho e Viriato como mestres. O mundo começava a ficar pequeno para Ivan, apaixonado pela produção de cafés especiais que resolveu arrendar uma área da fazenda e produzir seu próprio café.

Com uma rotina de trabalho que o leva para a lavoura logo cedo e pessoalmente cuida de todo ciclo de produção - do preparo da terra ao café encaminhado para as cafeterias - Ivan já é dono das terras e o Café Goulart - uma homenagem a mãe - já é reconhecido no Brasil com o compromisso de qualidade e sabor diferenciado.

Características deste lote:

100% arábica

Variedade: ACAIÁ

Processo

Cereja descascada

Pontuação SCA

85

Notas

Cítrico, notas de mamão papaia e cana de açúcar



JULHO 2020
Natela

Fazenda Estância Santa Luzia
São Gonçalo do Sapucaí
900 m de altitude



Histórico

Maria Silvia Mendonça e Gabriela são mãe e filha trabalhando juntas no café. Desde que o pai da Gabriela faleceu, sua mãe arregaçou as mangas e foi em frente, então a Gabriela passou a ajudá-la. Elas sempre estão em busca de aprendizados e dão oportunidades para seus colaboradores também se aperfeiçoarem. Além de ajudar a mãe, a Gabriela tem sua torrefação junto com o marido. Hoje temos o privilégio de dizer que o novo microlote do café Natela vem de uma de suas fazendas, a Estância Santa Luzia, em São Gonçalo do Sapucaí.

JUNHO 2020
Chemicall Speciality Cooffes
Poços de Caldas,
1400 m de altitude


Histórico
Darcy Antônio do Carmo é o proprietário do Sitio São Marcos no município de Poços de Caldas, Sul de Minas. Há 30 anos quando adquiriu a propriedade, havia alguns poucos pés de café. Ele e sua família, foram os responsáveis pelo plantio de mais de 70% do café que existe hoje.
Nestes últimos 3 anos resolveu dedicar-se a produção de cafés especiais. Separou alguns talhões que receberam tratamento especial na colheita seletiva dos grãos e nos cuidados com a pós colheita.
Uniu-se a Chemicall Speciality Coffes, que com a expertise dos classificadores e degustadores de cafés Marco Sousa e Leandro Trindade, tem obtido cafés de altíssima qualidade.

Características deste microlote

100% arábica

Variedade: Novo Mundo

 

Cereja natural

 

Pontuação SCA

85

Bebida mole

 Torra média


MAIO 2020
Café Loretto
Espirito Santo do Pinhal
1200 m de altitude
 
O Kit deste mês acompanha  panos de mão para o 'canto do café'
Histórico
Localizada em Espirito Santo do Pinhal a Santa Casa do Café Loretto faz referência a cidade do interior da Itália com o mesmo nome. Cidade que recebe peregrinos e estudiosos em função de sua história e arquitetura. Reza a lenda que a casa de Na. Sra teria sido transladada, pelos anjos, para Loretto, para manter sua segurança. 
A Loretto proporciona ao visitante a experiência da preparação de blends, torra, moagem e empacotamento dos grãos de cafés selecionados das fazendas, especialmente da região Mogiana.
O Espresso Loretto Bourbon Amarelo é produzido através de um Blend balanceado, formado com grãos selecionados Cereja Descascado, um café 100% Arábica.
Características
100% arábica
Variedade: Bourbon Amarelo

Cereja descascada


Pontuação SCA
85,75
Aroma floral com toque de avelã, doçura alta, acidez cítrica
Torra média
Bebida mole


ABRIL 2020
Café Chaplin - gãos Fox Bean
(edição limitada - nanolote)
Produtor Sitio Sertãozinho
Campestre, MG
1150 m de altitude

Café Chaplin - 85 pontos acompanhado de cookies de aveia e chocolate 

Histórico
Há 7 anos o advogado Antônio Benedito de Carvalho Ramos, amante da roça e da vida no campo, resolveu comprar um pedaço de terra e aos poucos começou a plantar café. Sem muita experiência, contou com a orientação de especialistas e aos poucos ampliou significativamente sua produção. Em setembro de 2018, sua filha Luciana, Engenheira de Produção, e o genro Anderson assumem a administração do o sitio bem como a produção do café.
Fox Bean são grãos de café que apresentam coloração caramelo, devido a aderência de açúcares da mucilagem à película superficial das sementes (película prateada). Para que ocorra essa aderência dos açúcares os grãos precisam ser colhidos em perfeito estágio de maturação e secos lentamente. Por esse motivo os grãos Fox beans são encontrados com maior facilidade nos cafés naturais.

Características deste nanolote (produção de até 60 kg):
100% arábica
Variedade: Catuaí amarelo
Processo
Natural
Pontuação SCA
85
Notas de amêndoa, limão cravo e melaço de cana



MARÇO 2020
Grão Moca Specialle
(edição limitada)



Café Grão Moca - 86 pontos. Mimos referentes ao Dia Internacional da Mulher


O fruto do café Moca (ou Peaberry ou Moquinha), diferentemente dos outros, desenvolve apenas um grão, ao passo que os demais apresentam dois grãos, o que era, inicialmente, considerado um defeito do café.
Isso ocorre porque esse raro café de grãos redondos sofre uma mutação natural, o que faz com que apresente uma maior concentração de açúcar.
No entanto não existe um pé de café que produza apenas grãos “moca”. Eles podem estar presentes em qualquer planta de café. Assim, é preciso separá-los dos outros grãos, o que implica em um trabalhoso processo para se obter uma saca.
Apenas 5% do café mundial nascem dessa forma.
A Speciale Café seleciona pequenos produtores da região do sul de minas, para compra e beneficiamento. A preocupação da empresa, além da qualidade do café – sempre cafés especiais – é a produção em si, isto é a conscientização do agricultor tanto ambiental como no manejo da lavoura. A parceria com os produtores, garante que a cada safra, maior será a qualidade no produto final e em todo processo de produção do café.

Características desta Edição Limitada
100% arábica
Variedade: Moca
Torra
média
Pontuação SCAA
86
Notas
de chocolate



FEVEREIRO 2020
Café Goulart
Produtor: Ivan Santana
Cabo Verde - Sul de Minas, MG 
1150 m de altitude

Nenhuma descrição de foto disponível.
Catuaí vermelho, cereja descascada, 85 pontos SCA
Para harmonizar, palha italiana. 


Histórico
Aos 11 anos de idade, Ivan já trabalhava com a mãe nas lavouras de café da Fazenda Jangada, uma tradicional fazenda de Cabo Verde. Sua mãe exigiu que ele deixasse a lavoura para estudar. Cursou escola técnica em Muzambinho e depois de formado, trabalhou em grandes empresas de café, sua segunda escola de formação. Anos depois, de volta a Cabo Verde, foi trabalhar no setor de melhoramento de qualidade dos cafés especiais, sua terceira escola, tendo Guy de Carvalho e Viriato como mestres. O mundo começava a ficar pequeno para Ivan, apaixonado pela produção de cafés especiais que resolveu arrendar uma área da fazenda e produzir seu próprio café.
Com uma rotina de trabalho que o leva para a lavoura logo cedo e pessoalmente cuida de todo ciclo de produção - do preparo da terra ao café encaminhado para as cafeterias - Ivan já é dono das terras e o Café Goulart - uma homenagem a mãe - já é reconhecido no Brasil com o compromisso de qualidade e sabor diferenciado.

Características deste lote:

100% arábica
Variedade: Catuaí Vermelho
Processo
Cereja descascada
Pontuação SCA
85
Notas
Rapadura e chocolate


JANEIRO 2020
Café UCA
Produtor Delmar Benelli
Sítio Baixão da Serra – Caldas, MG
1300 m de altitude

 Catuaí Vermelho, 87,5 pontos SCA
que acompanha casquinhas de laranja
em sacola alusiva ao mês dedicado a paz universal 

Histórico
Após sua formatura na faculdade, Delmar Benelli resolveu sair pelo mundo a fim de conhecer novas culturas e aprender outras línguas. Foi durante sua estada na Austrália que fez seu primeiro contato com Cafés Especiais percebendo a contrastante diferença de aroma e de sabor dos cafés que provara no Brasil, especialmente o que era produzido por sua família, há mais de 30 anos.
Tal experiência o levou a fazer um curso de barista lá mesmo e ao voltar para o Brasil, deixou a formação em Educação Física de lado e iniciou uma nova carreira. Formou-se como Técnico em Cafeicultura pelo IF Sul de Minas e decidiu assumir a administração da propriedade com foco na produção de um café com melhor qualidade da semente à xícara.
Produz microlotes de forma mais artesanal possível, sem o uso de defensivos químicos, lavando e selecionando os grãos manualmente.

Características deste microlote:
100% arábica
Variedade: Catuaí Vermelho
Processo
Natural
Aroma
Floral / adocicado
Notas
Frutas, castanhas, chocolate
Corpo
Médio para prolongado
Finalização
Prazerosa e duradoura
Acidez
Acentuada
Pontuação SCA
87,5




DEZEMBRO/19

Natella


Produzido na fazenda Sta Rita de Cássia


Para harmonizar com este café, biscoitos amanteigados de castanhas


Conheça o Café: NATELA

Características da bebida:

·         Corpo cremoso,
·         Sabor caramelo, frutas amarelas, ameixa, Acidez cítrica

·         Retrogosto longo

Cultivo:
         Grãos 100% Arábica
         Icatu
         Cereja descascada
         ​Altitude: 1250 m
Bebida: mole
Peneira: 17 acima
Pontuação SCA: 85
Torra: média

Produzido por Carlos Henrique Moreira 
Fazenda Santa Rita de Cassia

Região: Mantiqueira de Minas


A MY Coffee Lab – Consultoria e Laboratório do Café - atua no mercado de cafés especiais desde 2019. Localizada em uma região privilegiada na produção de cafés de alta qualidade, a empresa foi criada com o objetivo de proporcionar experiências diferenciadas aos clientes. Prezando pela qualidade em todos os processos e valorizando todos os envolvidos na produção -da lavoura até a xícara-, oferecem ao produtor consultoria técnica de pós colheita, escolha dos grãos e  torrefação.
Os cafés são selecionados pelo Q-Arábica Grader da MY Coffee Lab, que busca diferentes grãos em diversas regiões produtoras. A seleção desses grãos ocorre através de análises sensoriais. Trabalham exclusivamente com micro lotes de pontuação SCA (Specialty Coffee Association) 85,00 acima e o perfil de torra é desenvolvido pelo mestre de torra, que se preocupa em exaltar as notas sensoriais marcantes de cada lote.
O nome NATELA, linha de cafés especiais desenvolvida pela MY Coffee Lab, foi inspirada na história e origem do café. Natela eram as túnicas usadas pelas mulheres que carregavam as sacas de café arábica na cabeça, na Etiópia.

Produtor:
Produzido pela Fazenda Santa Rita de Cassia, situada na face Mineira da Serra da Mantiqueira no Sul do estado de Minas Gerais na cidade de Carmo de Minas – MG – Brasil. A propriedade foi adquirida pela família de Carlos Henrique Moreira, em 1982 já com a cultura de café de montanha. Hoje, conta com aproximadamente com 234.000 arvores de café em 78 hectares. Produz grãos 100% de Café Arábica nas variedades Catuaí, Mundo Novo, Acaia e Icatu. O cultivo se dá de forma sustentável; respeitando o meio ambiente, os recursos empregados para o cultivo de café e as leis trabalhistas brasileiras, oferecendo oportunidade e qualidade de vida aos colaboradores.





NOVEMBRO/19
Caférelli

Produzido na fazenda Na. Sra. Aparecida


O café deste mês foi acompanhado de pipoca gourmet Vó Lolota
e informações sobre uso da borra do café


OUTUBRO/19
Speciale

Produzido no Sul de Minas

O kit deste mês teve chocolate nobre da Lascoux Chocolateria
de brinde para harmonização com o café



SETEMBRO/19
Ogrão

Produzido por:
Lucas José de Melo
Campestre - MG 



Acompanhado com Bolo na Lata sabor prestigio  




AGOSTO/19
Bazilli 
Produzido por: 
Roberta Bazilli – Caconde, SP

Uma garrafinha de água mineral e uma colher dosadora acompanharam o kit


JULHO /19

Caipirão 
Produzido por: 
Sitio Sertãozinho – Campestre, MG
Sabonete artesanal preparado com borra de café acompanhou o kit 



JUNHO /19



Cafetina 
Produzido por: 
Sanches Cafés Especiais

Fazenda Curitiba – Poços de Caldas, MG
Um batom Mary Kay acompanhou a edição de lançamento

Conheça o Café:

Cafetina é um café classificado como Especial, a mais alta graduação concedida a cafés no mundo todo. Seu principal diferencial é o sabor: suave e extremamente equilibrado, com corpo, acidez e doçura característicos dos cafés feitos através do processamento natural (em que a casca não é retirada inicialmente do grão) na região vulcânica de Poços de Caldas. A região ainda reúne qualidades únicas: microclima das montanhas do Sul de Minas e solo fértil, que garantem uma maturação diferenciada aos grãos a cada colheita.

Características da bebida:
·         Aroma limpo e adocicado
·         Corpo moderado
·         Acidez cítrica
·         Bebida limpa, com corpo aveludado
·         Notas frutadas e nuances de caramelo, chocolate e avelã
·         Retrogosto longo e suave
·         Pontuação – 84 (SCAA)


 Cultivo:
         Grãos 100% Arábica
         Café natural
         Altitude: 1.000 m e acima

Bebida: mole
Peneira: 16 acima
Torra: média



Sugestão de Harmonização: o Cafetina é um café leve que acompanha muito bem uma fatia de bolo ou um pão de queijo . Experimente com bolo de laranja, limão ou outro com toque cítrico. Fica sempre muito bom com Cafetina.