CAFÉ DO MÊS



MARÇO 2020

Grão Moca Specialle
(edição limitada)


Café Grão Moca - 86 pontos. Mimos referentes ao Dia Internacional da Mulher


O fruto do café Moca (ou Peaberry ou Moquinha), diferentemente dos outros, desenvolve apenas um grão, ao passo que os demais apresentam dois grãos, o que era, inicialmente, considerado um defeito do café.
Isso ocorre porque esse raro café de grãos redondos sofre uma mutação natural, o que faz com que apresente uma maior concentração de açúcar.
No entanto não existe um pé de café que produza apenas grãos “moca”. Eles podem estar presentes em qualquer planta de café. Assim, é preciso separá-los dos outros grãos, o que implica em um trabalhoso processo para se obter uma saca.
Apenas 5% do café mundial nascem dessa forma.
A Speciale Café seleciona pequenos produtores da região do sul de minas, para compra e beneficiamento. A preocupação da empresa, além da qualidade do café – sempre cafés especiais – é a produção em si, isto é a conscientização do agricultor tanto ambiental como no manejo da lavoura. A parceria com os produtores, garante que a cada safra, maior será a qualidade no produto final e em todo processo de produção do café.


Características desta Edição Limitada
100% arábica
Variedade: Moca
Torra
média
Pontuação SCAA
86
Notas
de chocolate





FEVEREIRO 2020

 Café Goulart
Produtor: Ivan Santana
Cabo Verde - Sul de Minas, MG 
1150 m de altitude

Nenhuma descrição de foto disponível.
Catuaí vermelho, cereja descascada, 85 pontos SCA
Para harmonizar, palha italiana. 


Histórico
Aos 11 anos de idade, Ivan já trabalhava com a mãe nas lavouras de café da Fazenda Jangada, uma tradicional fazenda de Cabo Verde. Sua mãe exigiu que ele deixasse a lavoura para estudar. Cursou escola técnica em Muzambinho e depois de formado, trabalhou em grandes empresas de café, sua segunda escola de formação. Anos depois, de volta a Cabo Verde, foi trabalhar no setor de melhoramento de qualidade dos cafés especiais, sua terceira escola, tendo Guy de Carvalho e Viriato como mestres. O mundo começava a ficar pequeno para Ivan, apaixonado pela produção de cafés especiais que resolveu arrendar uma área da fazenda e produzir seu próprio café.
Com uma rotina de trabalho que o leva para a lavoura logo cedo e pessoalmente cuida de todo ciclo de produção - do preparo da terra ao café encaminhado para as cafeterias - Ivan já é dono das terras e o Café Goulart - uma homenagem a mãe - já é reconhecido no Brasil com o compromisso de qualidade e sabor diferenciado.

Características deste lote:

100% arábica
Variedade: Catuaí Vermelho
Processo
Cereja descascada
Pontuação SCA
85
Notas
Rapadura e chocolate




JANEIRO 2020



Café UCA
Produtor Delmar Benelli
Sítio Baixão da Serra – Caldas, MG
1300 m de altitude

 Catuaí Vermelho, 87,5 pontos SCA
que acompanha casquinhas de laranja
em sacola alusiva ao mês dedicado a paz universal 


Histórico
Após sua formatura na faculdade, Delmar Benelli resolveu sair pelo mundo a fim de conhecer novas culturas e aprender outras línguas. Foi durante sua estada na Austrália que fez seu primeiro contato com Cafés Especiais percebendo a contrastante diferença de aroma e de sabor dos cafés que provara no Brasil, especialmente o que era produzido por sua família, há mais de 30 anos.
Tal experiência o levou a fazer um curso de barista lá mesmo e ao voltar para o Brasil, deixou a formação em Educação Física de lado e iniciou uma nova carreira. Formou-se como Técnico em Cafeicultura pelo IF Sul de Minas e decidiu assumir a administração da propriedade com foco na produção de um café com melhor qualidade da semente à xícara.
Produz microlotes de forma mais artesanal possível, sem o uso de defensivos químicos, lavando e selecionando os grãos manualmente.

Características deste microlote:
100% arábica
Variedade: Catuaí Vermelho
Processo
Natural
Aroma
Floral / adocicado
Notas
Frutas, castanhas, chocolate
Corpo
Médio para prolongado
Finalização
Prazerosa e duradoura
Acidez
Acentuada
Pontuação SCA
87,5




DEZEMBRO/19

Natella


Produzido na fazenda Sta Rita de Cássia


Para harmonizar com este café, biscoitos amanteigados de castanhas


Conheça o Café: NATELA

Características da bebida:

·         Corpo cremoso,
·         Sabor caramelo, frutas amarelas, ameixa, Acidez cítrica

·         Retrogosto longo

Cultivo:
         Grãos 100% Arábica
         Icatu
         Cereja descascada
         ​Altitude: 1250 m
Bebida: mole
Peneira: 17 acima
Pontuação SCA: 85
Torra: média

Produzido por Carlos Henrique Moreira 
Fazenda Santa Rita de Cassia

Região: Mantiqueira de Minas


A MY Coffee Lab – Consultoria e Laboratório do Café - atua no mercado de cafés especiais desde 2019. Localizada em uma região privilegiada na produção de cafés de alta qualidade, a empresa foi criada com o objetivo de proporcionar experiências diferenciadas aos clientes. Prezando pela qualidade em todos os processos e valorizando todos os envolvidos na produção -da lavoura até a xícara-, oferecem ao produtor consultoria técnica de pós colheita, escolha dos grãos e  torrefação.
Os cafés são selecionados pelo Q-Arábica Grader da MY Coffee Lab, que busca diferentes grãos em diversas regiões produtoras. A seleção desses grãos ocorre através de análises sensoriais. Trabalham exclusivamente com micro lotes de pontuação SCA (Specialty Coffee Association) 85,00 acima e o perfil de torra é desenvolvido pelo mestre de torra, que se preocupa em exaltar as notas sensoriais marcantes de cada lote.
O nome NATELA, linha de cafés especiais desenvolvida pela MY Coffee Lab, foi inspirada na história e origem do café. Natela eram as túnicas usadas pelas mulheres que carregavam as sacas de café arábica na cabeça, na Etiópia.

Produtor:
Produzido pela Fazenda Santa Rita de Cassia, situada na face Mineira da Serra da Mantiqueira no Sul do estado de Minas Gerais na cidade de Carmo de Minas – MG – Brasil. A propriedade foi adquirida pela família de Carlos Henrique Moreira, em 1982 já com a cultura de café de montanha. Hoje, conta com aproximadamente com 234.000 arvores de café em 78 hectares. Produz grãos 100% de Café Arábica nas variedades Catuaí, Mundo Novo, Acaia e Icatu. O cultivo se dá de forma sustentável; respeitando o meio ambiente, os recursos empregados para o cultivo de café e as leis trabalhistas brasileiras, oferecendo oportunidade e qualidade de vida aos colaboradores.





NOVEMBRO/19
Caférelli

Produzido na fazenda Na. Sra. Aparecida


O café deste mês foi acompanhado de pipoca gourmet Vó Lolota
e informações sobre uso da borra do café


OUTUBRO/19
Speciale

Produzido no Sul de Minas

O kit deste mês teve chocolate nobre da Lascoux Chocolateria
de brinde para harmonização com o café



SETEMBRO/19
Ogrão

Produzido por:
Lucas José de Melo
Campestre - MG 



Acompanhado com Bolo na Lata sabor prestigio  




AGOSTO/19
Bazilli 
Produzido por: 
Roberta Bazilli – Caconde, SP

Uma garrafinha de água mineral e uma colher dosadora acompanharam o kit


JULHO /19

Caipirão 
Produzido por: 
Sitio Sertãozinho – Campestre, MG
Sabonete artesanal preparado com borra de café acompanhou o kit 



JUNHO /19



Cafetina 
Produzido por: 
Sanches Cafés Especiais

Fazenda Curitiba – Poços de Caldas, MG
Um batom Mary Kay acompanhou a edição de lançamento

Conheça o Café:

Cafetina é um café classificado como Especial, a mais alta graduação concedida a cafés no mundo todo. Seu principal diferencial é o sabor: suave e extremamente equilibrado, com corpo, acidez e doçura característicos dos cafés feitos através do processamento natural (em que a casca não é retirada inicialmente do grão) na região vulcânica de Poços de Caldas. A região ainda reúne qualidades únicas: microclima das montanhas do Sul de Minas e solo fértil, que garantem uma maturação diferenciada aos grãos a cada colheita.

Características da bebida:
·         Aroma limpo e adocicado
·         Corpo moderado
·         Acidez cítrica
·         Bebida limpa, com corpo aveludado
·         Notas frutadas e nuances de caramelo, chocolate e avelã
·         Retrogosto longo e suave
·         Pontuação – 84 (SCAA)


 Cultivo:
         Grãos 100% Arábica
         Café natural
         Altitude: 1.000 m e acima

Bebida: mole
Peneira: 16 acima
Torra: média



Sugestão de Harmonização: o Cafetina é um café leve que acompanha muito bem uma fatia de bolo ou um pão de queijo . Experimente com bolo de laranja, limão ou outro com toque cítrico. Fica sempre muito bom com Cafetina.