CAFÉ DO MÊS

































 
Dezembro 2024
Minas Golden Café
Sítio Minas Golden – Muzambinho – MG - Altitude: 1150m
Produtor: Família Orlando

                                


Histórico
A Família Orlando produz café para sustento próprio há 80 anos. Atualmente é Erivelton Orlando, quarta geração, que está à frente da produção. Erivelton cresceu na lavoura acompanhando os pais, que, agora, fazem o papel de apoio ao filho produtor. Por anos colhiam cafés de qualidade sem entender de fato o que isso significava. Assim, Erivelton foi estudar – conhecer café da semente à xícara - colheita/pós-colheita, classificação, degustação, torra, comercialização, etc – Conquistou o
certificado de Q-Grader (provador de café). Em paralelo, ia profissionalizando as atividades do sítio, criando a empresa e a marca de café Minas Golden – uma homenagem ao estado de Minas Gerais, também conhecido como “Montanhas de Ouro” e ao avó Geraldo que sempre o incentivou a trilhar os caminhos cafeeiros. A abreviação da marca MGO: Minas, Geraldo Orlando. O Sítio Minas Golden participa do programa de assistência técnica e gerencial do SENAR e um acompanhamento técnico da Origina Cafés. Tutoria que trouxe melhoria significativa na qualidade dos cafés especiais, levando-os ao prêmio de qualidade em 2023. A família segue buscando conhecimento em manejo e práticas mais sustentáveis para garantir a qualidade de vida da família tanto quanto no café que
produzem.

Perfil desta Edição: 
     Variedade: Catuaí
     Processo: Natural 
     Sensorial: Chocolate, cremoso, finalização doce
     Pontuação SCA: 84 pontos 


Novembro 2024
Café Capela do Alto
Sitio Capela do Alto, São João da Boa Vista, SP
Altitude: 1300m
Produtores: Nelson Batista e Beatriz Damasceno

                                       


Histórico
Nascido em Poços de Caldas, MG, Nelson contava os dias para as férias escolares, pegar seu embornal e ir para o sítio da tia que plantava café. Foi ali que nasceu o sonho de tornar-se cafeicultor. A vida o levou por muitos anos para São Paulo, para estudar, trabalhar e constituir família. Finalmente, nos anos 1990, adquiriu as terras no alto da Serra da Mantiqueira para iniciar a própria
plantação de café. Assim, desde 2018, o casal resolveu deixar a vida na cidade, para viver no sítio e  
     produzir um café de qualidade. Produtores exigentes, acreditando na própria intuição e valores, 
     atualmente conduzem a produção sem a utilização de agrotóxicos, focando na colheita seletiva – 
     apenas grãos maduros - e todos os cuidados do pós-colheita a fim de garantir o lema “Queremos não apenas beber o melhor café, mas que outras pessoas tenham esse privilégio também”. Da semente à xícara, todas as etapas do processo são realizadas a partir do trabalho e das mãos desse casal, que em 2021 recebeu o reconhecimento pelo esforço e dedicação na produção desse café. Foram coroados com o primeiro lugar no I Concurso de Cafés Especiais da Região de Pinhal. De lá para cá marcam presença nos concursos e colecionam medalhas de bons cafés produzidos na região.

Perfil desta Edição: 
     Variedade: Acaiá Vermelho
     Processo: Natural 
     Sensorial: Aroma e sabor de melaço, mel, leve frutas cítricas, caramelo, notas adocicadas. 
     Pontuação SCA: 84,5 pontos 


Outubro 2024
Rota Cafés Especiais

Sítio Soledade, Muzambinho, MG

Altitude: 1150 m

Produtores: Rogério Silva e Taila Morais


                                                



Histórico

Rogerio e Talia fazem parte da terceira geração de produtores cada qual em sua família de origem. Ele natural de Muzambinho e ela de Campestre, cidades do Sul de Minas gerais. O nome Rota, vem da junção das iniciais de seus nomes e também pela rota entre as duas cidades em que produzem café especial, Muzambinho e Campestre. As propriedades, fazem divisa com as regiões de certificação sudoeste de Minas e Região Vulcânica obtendo características de bebidas singulares tanto achocolatadas quanto frutadas, permitindo sensoriais únicos.

O casal, pequenos produtores, mantem-se unidos no amor e no compromisso com a cafeicultura:“A busca na melhoria da qualidade do café que produzimos, tem nos trazido experiências, amizades que fazem toda a diferença no processo de aperfeiçoamento individual e profissional, respeitando o meio ambiente, boas práticas com o manejo agrícola, gerando sustentabilidade econômica e social. Nossos cafés especiais carregam a responsabilidade e o compromisso de entregar a melhor qualidade que um produto artesanal possa apresentar, conectando parceiros e consumidores que tenham os mesmos valores”


Perfil desta Edição: 
     Variedade: Catuai 
     Processo: Natural 
     Sensorial: frutas vermelhas
     Pontuação SCA: 86 pontos 


Setembro 2024
Peneira 16 Cafés Especiais
Fazenda Matão, Poços de Caldas, MG – Região Vulcânica. 
Altitude: 1200 m 
Produtor: Marcio Junqueira de Souza e Silva 

                             


Histórico

Peneira 16 é um dos critérios para classificar a qualidade do grão de café, a classificação pelo tamanho. São utilizadas peneiras específicas antes da torra. Todo grão de café é separado e classificado em peneiras de tamanho 13 a 22. Um café especial terá grãos acima da peneira 16. Essa é a origem da marca comercial deste café especial. Por volta de 1945, um casamento uniu duas famílias produtoras de café, Ademar Souza e Silva, de Botelhos e Sylvia Junqueira, de Poços de Caldas. A união das terras fez surgir a Fazenda Matão. Hoje, administrada pela quarta geração, não perde o foco sustentabilidade. A propriedade mantém 33% de sua área total em matas nativas, o que, entre outros, favorece a manutenção de todas as nascentes de água da fazenda, garantindo o fornecimento de água para toda cadeia produtiva. Todos os colaboradores que trabalham no cultivo e colheita do café moram na propriedade com suas famílias, e participam ativamente do resultado das colheitas, recebendo um percentual. Desde 2020, o grão produzido na Fazenda Matão tem recebido prêmios anuais nos concursos da região. No ano de 2023 conquistou um prêmio com o café que você recebe este mês no Concurso de Qualidade de Poços de caldas. 

Perfil desta Edição: 
Variedade: Arara 
Processo: Natural 
Sensorial: rapadura, mel, melaço, frutas amarelas, caramelo, ervas 
Pontuação SCA: 85,75 pontos 



Agosto 2024 
1878 Cafés Especiais 
Sítio Belém, Campestre, MG

Altitude: 1230 m

Produtores: Dulce Vieira Franco e Ablandino saturnino de Souza


                                  



 

Histórico

Em 1878, João Manuel Franco, trisavô de Dulce, plantou os primeiros pés de café na Fazenda Pinhal do Campestre, sendo um dos pioneiros a implantar a cultura que acabava de chegar no Sul de Minas Gerais, hoje a maior região produtora do mundo. Tempos difíceis, muitas terras e poucos braços. Era preciso trabalhar noite e dia envolvendo toda família na lida.

O Sítio Belém, remanescente dessa fazenda, abriga a quinta geração na produção do café. Dulce e o marido Ablandino são pequenos produtores que trabalham em regime de parceria com outras famílias. Localizada no município de Campestre, MG, a propriedade faz parte da Região Vulcânica, cujo solo, clima e altitude, favorecem o desenvolvimento das lavouras de café de qualidade. O casal mantém grande parte do sítio com mata e nascentes de água preservadas. Em 2021 o café produzido pela família foi campeão no concurso de Campestre. De lá para cá, o casal tem visto sua produção se destacar como um dos melhores cafés da região.

O café que você está recebendo é uma Edição Especial – 3º. Lugar Especialíssimo Cooxupé 2023


Perfil desta Edição: 
Variedade: Catiguá
Processamento: Natural
Pontuação: 88,5
Sensorial: floral, mel, baunilha, cana de açúcar, frutas tropicais


Julho 2024
Café Sítio Córrego Fundo
Sítio Córrego Fundo - Cabo Verde, MG - Altitude 1160m
Produtor: Leandro Rodrigues dos Reis

                                  

Histórico:

 Desde criança, Leandro acompanhava o pai e o avô na roça de café. Crescer nesse contexto foi o incentivo para continuar trabalhando na lavoura de café. Leandro é a quinta geração de cafeicultores na família. Ao perceber o potencial dos grãos que colhiam, em 2020 resolveu investir na qualidade dos cafés, criando a marca Café Especial Sítio Córrego Fundo, homenageando o lugar em que aprendeu as primeiras lições sobre o cuidado e o cultivo do café. O desafio em estar à frente da produção de cafés especiais é manter o padrão de qualidade, o que requer aprendizado constante. Comercializar a própria marca de café, exigiu, entre outros, conhecimento de torra, algo que vai muito além do que estava acostumado a fazer no sítio. “Está sendo um aprendizado que só enriqueceu meu dia a dia. É muito gratificante saber que o resultado do nosso trabalho chega à mesa de café da manhã das pessoas. São xícaras de café especial produzido aqui. ” (Leandro Reis)

Perfil desta edição

     Variedade: Caturra
     Processo: natural
     Pontuação SCA: 86,5 pontos
     Sensorial: Aroma: morango, doce de leite / Sabor: manga, caramelo, avelã

Junho 2024
Café Serra
Fazenda Dois Irmãos - Ouro Fino, MG - Altitude: 1200 m
Produtora: Família Serra

                                      


 

Histórico

A Fazenda Dois Irmãos é palco natural para a produção de cafés especiais desde a década de 1940. No entanto, a família Serra foi a desbravadora de cafés na região de Ouro Fino, Sul de Minas, desde inícios de 1800.

Atualmente, toda a cadeia de produção está sob o comando da sétima geração da Família Serra: Luís Henrique e sua filha, Mariana.

A marca Serra Cafés trabalha apenas com colheitas manuais e seletivas. Os grãos especiais são colhidos um a um, o que significa que são colhidos apenas grãos maturados de forma correta, sem defeitos e na doçura ideal, fazendo com que os cafés alcancem pontuações e sensoriais únicos.

Cada variedade arábica apresenta uma característica de paladar e aroma diferente, afinal é a singularidade de cada grão colhido que os produtores buscam ao longo do processo de produção.


Perfil desta edição

     Variedade: : Bourbon Amarelo
     Processo: Natural
     Pontuação SCA: 86 pontos
     Sensorial: Corpo licoroso, acidez cítrica com notas de laranja. Aroma doce de chocolate ao leite.  
                      Finalização toffee.


Maio 2024 
Café Fazenda Saborosa
Fazenda Saborosa, Neponucemo, MG – 890m de altitude
Produtores: Luciana Moreira de Souza Barbosa

                                                  

Histórico

Saborosa é o nome da Fazenda que se compromete com a produção de grãos selecionados, saudáveis e saborosos. Desde que a família chegou da Itália em busca de trabalho, o cultivo do café já está na quinta geração, que a partir de 2021 tem focado na produção de cafés especiais. A responsabilidade pela qualidade do grão à xícara, é de uma mulher: Luciana XXXXX que administra a fazenda há quinze anos. Luciana é técnica em cafeicultura e apaixonada pelo que faz. Busca, desde o início, melhorias para a produção dos grãos unindo tradição, conhecimento e tecnologia.

Localizada no município de Nepomuceno, MG a fazenda está a 890m de altitude. Possui certificados pelo Programa de Certificação da Emater/IMA Certifica Minas, o que indica a adoção de boas práticas agrícolas, respeitamos o meio ambiente e valorizando as comunidades locais. A seleção dos grãos cereja ocorrem no ápice de sua maturação, que receberão cuidados pós colheita como secagem lenta para conservar os atributos dos grãos


Perfil desta edição

Variedade: Icatú
Processo: natural
Pontuação SCA: 84 pontos
Sensorial: Licoroso, Acidez Cítrica, Abacaxi


Abril 2024 
Café Amabilíssimo                 

Sitio Forquilhas Reunidas, Andradas, MG – 1000m de altitude

Produtores: Bráulio Stivanin Jr e Adriana Trevisan C. Stivanin.


                                                      


Histórico

O nome AMABILÍSSIMO é uma homenagem à Amabili Busatto, matriarca de uma família italiana que dedicou a sua vida à agricultura ao lado do marido, numa fazenda adquirida em 1912, no bairro dos Felisberto, em Andradas. "AMABILIS" de origem latina, significa extremamente amável ou agradável. Atualmente, parte desta propriedade está sob o comando do seu bisneto, Bráulio e esposa, Adriana, que realizaram o sonho em ter uma marca de café especial. Nascia, então, o café Amabilíssimo, com uma relação estreita entre significado, identidade e sensação que os produtores gostariam de provocar nas pessoas que degustassem seu café. 

Orientados pelos princípios da sustentabilidade, a propriedade é certificada pelo CERTIFICA MINAS, além de serem associados à BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais) e à REGIÃO VULCÂNICA. O trabalho realizado no pós-colheita utiliza terreiros suspensos para separação dos grãos verdes e secagem lenta, faz parte dos esforços dos produtores em melhorar a qualidade do grão e ir além na busca de um café AMABILÍSSIMO.



Perfil desta Edição Especial laudado pela BSCA

Variedade: Arara 
Processo: natural
Pontuação SCA: 86,25 pontos
Sensorial: Mel, Floral, Mascavo, Caramelo, Cacau e Frutado




Março 2024
Café Olicar
Sítio Fazenda Fazendinha – Cabo Verde – MG – Altitude: 1100m
Produtor: Marco Antônio de Oliveira Carvalho





Histórico


“Nasci na propriedade Sítio Fazenda Fazendinha, no bairro Morro das Bicas, em Cabo Verde, adquirida pelo meu avô Avelino Marques de Carvalho que, mais tarde, foi herdada por meu pai David Marques de Carvalho. Portanto, sou a 3a geração da família Carvalho na produção de café. Cresci na lavoura de café, estudei e fui trabalhar fora por algum tempo, mas retornei às minhas origens para ajudar meu pai.

Envolvido em organizações comunitárias, junto com outros produtores, fundamos, em 2014, a Assprocafé - Associação dos Produtores de Cafés Especiais de Cabo Verde, MG – a fim de dar viabilidade ao café especial que produzimos na região, e assim, proporcionar a melhoria de vida através da cafeicultura. Adotamos a consciência de não usar herbicidas na lavoura e o controle de ervas daninhas é feito por meio de roçadas, e assim seguimos há 15 anos.

O nome OLICAR, faz referência aos sobrenomes das famílias de minha mãe, Oliveira, e de meu pai, Carvalho. ”

Perfil desta Edição: um blend de duas variedades Arábicas

Variedade: Bourbon/ Mundo Novo
Processo: natural
Pontuação SCA:84,25 pontos
Sensorial: Chocolate, caramelo salgado, avelã, nozes, manteiga fresca





Fevereiro 2024
Café Maria Cecilia 
Sítio Brumado – Muzambinho – MG – Altitude: 1100m
Produtor: Fábio David Bocoli

                                     

Histórico: 

Fábio Bocoli faz parte da quarta geração de produtores de cafés especiais da família Bocoli, de 
Muzambinho, e já prepara a nova geração contando com o apoio do filho Fabrício e, em especial, da nora Paula. Fabrício, engenheiro mecânico, atua na manutenção e criação de equipamentos para a melhoria dos processos e qualidades do café. A história de Paula Santini, a nora, com o café, teve
início em 2013, quando ingressou no mestrado em Fisiologia Vegetal na Universidade Federal de
Lavras, quando fez mapeamento dos parâmetros ecofisiológicos do cafeeiro e, depois, no doutorado investigando melhorias na produtividade. Em 2016 iniciou treinamentos com classificação e degustação de cafés, formando-se Q Grader certificada pela SCA. Na propriedade da família, Paula é responsável pelo rastreio dos talhões de café, separando os lotes com potencial especial, realizando a classificação física e sensorial dos lotes. Um trabalho que garante grãos selecionados, livres de defeitos.
A marca Maria Cecilia é uma referência à neta de Fábio Bocoli, a pequena Maria Cecilia, filha de Paula e Fabrício, que nasceu cercada pela atmosfera do café e o compromisso dessa família de agricultores com a saúde e bem-estar de seus clientes.

Perfil desta Edição:
Variedade: Catuaí
Processo: natural
Pontuação SCA: 85,5 pontos
Sensorial: açúcar mascavo, baunilha, caramelo, melaço





Janeiro 2024
Café Dom Aurélio
Fazenda Bela Vista – Muzambinho - MG 
Produtor: Renata Maria Martins Armelin



Histórico: 
Renata é a 4ª geração da família Martins no trato com o café. Deixou a fazenda para estudar na capital paulista, formando-se em farmácia e biologia. Entretanto, com a morte do pai, há 19 anos, voltou para o campo e assumiu a administração da fazenda. Seu conhecimento sobre o trato com o café era nulo, um desafio que a fez voltar aos estudos e aprender com certa rapidez em função da necessidade e a vontade de acertar.
Quando seu café pontuou como café especial numa avaliação sensorial, resolveu investir em cursos e empacotar o próprio café. Surge, então, o Café Dom Aurélio, nome dado em homenagem ao único irmão também falecido. Um café produzido com muito zelo desde o preparo da terra, seleção das mudas para o plantio, colheita dos grãos no ponto ideal de maturação, secagem em terreiro de concreto ou de asfalto e beneficiamento. Os grãos são rigorosamente selecionados, torrados e empacotados, oferecendo o melhor em qualidade, aroma e sabor.

Perfil desta Edição:

Variedade: Catuaí Vermelho -
Processo: Natural
Pontuação SCA: 85,25 pontos
Sensorial: Cacau, melão, avelã, pera e manteiga fresca.